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A importância do pequeno-almoço

O pequeno-almoço constitui o motor que nos ajuda a começar o dia com energia e a dar o nosso máximo, enquanto desfrutamos do dia. Por isso, aqui explicamos a importância de um pequeno-almoço completo:

Rendimento
Escolar

Adquirir bons hábitos alimentares durante a idade escolar ajuda a melhorar o rendimento escolar dos alunos e à prevenção dos problemas de saúde relacionados com a obesidade.

O pequeno-almoço é uma das refeições mais importantes para as crianças em idade escolar, embora, por vezes, não é levado muito a sério, como indicam os estudos:

  • Na Espanha, entre 10 e 15% das crianças não toma o pequeno-almoço, e de 20 a 30 % não o toma de forma suficiente.


    A alimentação das suas crianças. Nutrição saudável desde a infância até a adolescência. Agencia Española de Seguridad Alimentaria. Ministerio de Sanidad y Consumo. Madrid. 2005.

  • Unicamente 5% das crianças e dos jovens que tomam o pequeno-almoço habitualmente o fazem de forma ótima, consumindo lacticínios, pão, cereais e fruta.


    Desayuno y equilíbrio alimentario: Estudio enKid. Aranceta Bartrina J, Serra Majem L. Barcelona: Masson; 2000.

  • A qualidade do pequeno-almoço relaciona-se positivamente com o rendimento escolar.


    Estudio sobre el desayuno y el rendimiento escolar en un grupo de adolescentes. Herrero Lozano R, Fillat Ballesteros JC. Nutr Hosp. 2006;21 (3):346-352.

  • A prevalência da obesidade é maior entre aqueles que não tomam o pequeno-almoço ou não tomam suficiente quantidade.


    Desayuno y equilibrio alimentario: Estudio enKid. Aranceta Bartrina J, Serra Majem L. Barcelona: Masson; 2000.

Os cereais

O pequeno-almoço ideal deve ser tomado em casa e, para ser ainda mais saudável e completo, deve ser composto, pelo menos, por um alimento de cada grupo principal:

  • Cereais: Pão, copos de cereais, palitos de pão...
  • Lacticínios: Leite, iogurte, queijo...
  • Frutas: Fresca e inteira, como maçã, banana, pera, laranja, morangos...

Pode também conter outros elementos como azeite, frutos secos, presunto, atum, geleia, etc. em quantidades moderadas.

Recomenda-se tomar cerais todos os dias, já que ajudam a dar às crianças toda a energia que precissam durante a manhã.

O pão constitui um cereal ideal para o pequeno-almoço e quase indispensável, devido ao seu elevado teor de hidratos de absorção lenta, fibra e sais minerais. Uma opção muito saudável consiste em adicionar um pouco de azeite.

Dicas

Não salte nunca o pequeno-almoço, já que é uma das refeições mais
importantes do dia.
Encoraje o seu filho a tornar o pequeno-almoço em um hábito: sente-se com ele
e tomem juntos o pequeno almoço.
Tomem esta refeição calmamente: dedique cerca de 20 minutos cada manhã.
Não caia na monotonia! Existem mil formas de combinar os lacticínios, os cereais
e a fruta. Por exemplo, com um iogurte.
Prepare um lanche a meio da manhã para o seu filho levar à escola e
complementar o pequeno-almoço que tomou em casa.
Peça-lhe que a ajude a preparar o pequeno-almoço: se ele o tiver feito, com
certeza irá comê-lo de melhor agrado.
A criatividade ao poder! As crianças gostam mais de pratos decorados
criativamente e com muitas cores. Brinque com os ingredientes!
Jantar cedo e em pouca quantidade ajuda a conciliar o sono e estimula o apetite
das crianças na manhã.