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Nutrientes

Os nutrientes são necessários para o desenvolvimento,
manutenção e funcionamento do nosso organismo.
Por isso, devemos levar uma dieta variada, para garantir
a ingestão dos nutrientes adequados:

Fibra

A fibra é necessária numa alimentação equilibrada para manter saudável o sistema digestivo.
Tem basicamente dois componentes em função do seu grau de solubilidade: a fibra insolúvel e a fibra solúvel. A fibra insolúvel é pouco absorvida durante o processo digestivo, apenas afetada pelos processos fermentativos e age regulando o trânsito intestinal. A fibra solúvel sofre um processo de fermentação no cólon e tem funções regulamentares na absorção de gorduras e glicose. Dentro do grupo das fibras solúveis, encontra-se a inulina, uma fibra do tipo Beta-Fructosanos, a qual contém Silueta fibra lipoativa®, que atua sobre o mecanismo de absorção de gorduras, atrasando a sua absorção pela mucosa intestinal e permitindo a posterior eliminação pelo organismo.

É importante ingerir cerca de 25-35 g de fibra por dia. A maior parte dos nutricionistas concordam que aproximadamente um 70% desta quantidade deve ser fibra insolúvel (21 g) e o restante 30%, fibra solúvel (9 g).

Cálcio

O cálcio em forma de fosfatos cálcicos é o principal componente dos ossos. Estes estão num permanente processo de formação e destruição e, por conseguinte, a presença de cálcio na alimentação é imprescindível. Nas crianças predomina a fase de formação (os ossos absorvem uma percentagem mais elevada do cálcio que consomem, que contribui à formação do esqueleto). Na velhice, a fase predominante é a de destruição (absorve-se menor percentagem de cálcio e os ossos perdem peso)..
O cálcio também é importante para o sistema nervoso, a contração muscular e a coagulação do sangue.

Fósforo

O fósforo, presente de forma natural no trigo, é necessário para fortalecer a ação do cálcio, junto ao qual forma os ossos. Além, desempenha uma função muito importante em múltiplas reações químicas no organismo. Faz parte do processo de absorção do cálcio, razão pela qual a relação cálcio/fósforo é tão importante na alimentação. É recomendável que esta relação seja 1:1.

Hidratos
de carbono

Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia do corpo humano. Quantitativamente, são os nutrientes mais importantes na alimentação, já que contribuem com 50 a 60% do valor calórico da ingestão diária.


Vitaminas

As vitaminas são necessárias para regular o metabolismo humano. As necessidades de vitaminas variam segundo determinados factores, como sejam idade, sexo, etapa de crescimento, atividade física, e também com determinadas circunstâncias tais como o consumo de tabaco e a ingestão de medicamentos.

Thiamina (B1): Mais de um terço da ingestão desta vitamina provém de produtos derivados dos cereais, como o pão. A thiamina é importante para o sistema nervoso e o aparelho digestivo, bem como para o metabolismo dos hidratos de carbono e as proteínas. Esta vitamina também se encontra no arroz, na massa e no fígado.
Riboflavina (B2): Importante para o crescimento e o metabolismo dos hidratos de carbono. Além do pão, outras fontes desta vitamina são o leite, o queijo, a carne e os ovos.
Niacina: Também conhecida como vitamina PP, ou B3, participa nos processos de liberação de energia das células. Além do pão, outras fontes são a carne de vitela, o frango, os frutos secos, as batatas e o leite.
Ácido Fólico: Outra vitamina do grupo B que se encontra no pão e que é vital para o crescimento e a reprodução celular. Outras fontes desta vitamina são peixe, ovos, arroz, cenoura, alface e bananas, entre outros.

Proteínas

As proteínas, através dos seus componentes (os aminoácidos), são necessárias para formar a estrutura corporal e os e intervêm na síntese de numerosas substâncias como hormonas, neurotransmissores, etc. São também uma reserva de energia. As proteínas são muito importantes na etapa de crescimento, já que intervêm no controlo deste.